quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Não o chame de um acidente. Foi tudo menos isso.

É emocional. É dramático. E é uma história que vai quebrar seu coração. Só Deus sabe como muitos pregadores vezes tê-lo usado.
Há apenas um problema. Não é preciso.
Talvez você já ouviu isso.
É a história de um engenheiro que operava uma ponte levadiça em um poderoso rio.Com um painel de controle de alavancas e interruptores, ele colocou em movimento um conjunto monstruoso de engrenagens que seja levantada a ponte para o tráfego fluvial ou fechado para o trem.
Um dia, ele levou seu filho para trabalhar com ele. O menino fascinado arremessou pergunta após pergunta de seu pai. Não foi até o intervalo havia aberto para permitir a passagem de um navio que o pai percebeu que as perguntas haviam cessado e seu filho tinha saído da sala. Ele olhou para fora da janela de sua cabine de comando e viu o rapaz subindo nos dentes das engrenagens. Como ele correu em direção a máquina para ter seu filho, ele ouviu o apito de um trem se aproximando.
Seu pulso acelerou. Se ele fechou a ponte que não haveria tempo para recuperar seu filho. Ele teve que fazer uma escolha. Ou o seu filho seria morto ou um Comboio de passageiros inocentes seriam mortos. Um dilema terrível encomendado uma decisão horrível. O engenheiro sabia o que tinha de fazer. Ele estendeu a mão para a alavanca.
Uma história poderosa, não é? É freqüentemente usado para descrever o sacrifício de Cristo. E não é sem seus paralelos. É verdade que Deus não poderia salvar o homem sem matar seu filho. O coração de Deus, o Pai fez torção no sofrimento que ele bateu as engrenagens da morte para baixo em Jesus. E é triste, mas verdadeiro, que são os inocentes que passou perto da cena do crime alheio ao sacrifício que acaba salvou da morte certa.
Mas há uma inferência na história que lamentavelmente na necessidade de correção.
Leia esta citação do primeiro sermão pregado sobre a cruz e veja se você consegue achar a frase reveladora.
Homens de Israel, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como bem sabeis. Este homem foi entregue a você por finalidade definir e presciência de Deus, e você, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. (Atos 2:22-23)
Você viu isso? É a frase solene no parágrafo. É a afirmação de que os anéis de coragem, aquela com raízes que se estendem até à eternidade. É a frase que, talvez tanto quanto qualquer na Bíblia, descreve o preço real pago ao Deus adotá-lo.
Que frase?  a frase: "De acordo com o seu próprio plano." Independente como você frase isso, a verdade é que nunca tão preocupante: A cruz não foi um acidente.
A morte de Jesus não foi o resultado de um pânico, engenheiro cosmológica. A cruz não foi uma surpresa trágica. O Calvário não foi uma resposta reflexa a um mundo em queda livre rumo à destruição. Não foi um patch de emprego ou de uma medida paliativa. A morte do Filho de Deus não era nada um perigo inesperado.
Não, era parte de um plano. Foi uma escolha deliberada. "Foi a vontade do Senhor esmagá-lo." (Isaías 53:10) A cruz foi arrastada para o projeto original. Ele foi escrito no script. No momento em que o fruto proibido tocar os lábios de Eva, a sombra de uma cruz apareceu no horizonte. E entre este momento eo momento em que o homem com o martelo colocado o ponto de encontro ao pulso de Deus, um plano foi cumprido.
Não foi por acaso, gostaria que tivesse sido! Mesmo o mais cruel dos criminosos é poupado da agonia de ter sua sentença de morte para ele antes de ler a sua vida começa mesmo.Mas Jesus nasceu crucificado. Sempre que ele se tornou consciente de quem ele era, ele também se tornou consciente do que ele tinha de fazer. A sombra em forma de cruz pode sempre ser visto. E os gritos do inferno é preso poderia sempre ser ouvida.Isso explica a firmeza nas palavras, "A razão de meu Pai me ama, porque dou a minha vida só para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. "(João 10:17-18)
A cruz explica ...Por que ele disse aos fariseus que o "objetivo" de sua vida seria cumprida apenas no terceiro dia após sua morte. (Lucas 13:32)Ele adiciona a gravidade como as suas profecias: "Eu dou a minha vida pelas ovelhas." (João 10:15) *É por isso que as cordas usadas para amarrar as mãos e os soldados usado para levá-lo à cruz eram desnecessárias. Eles foram acidentais. Se eles não estivessem lá, se não tivesse havido julgamento, sem Pilatos e sem crowd, a crucificação mesmo teria ocorrido. Se Jesus tivesse sido forçado a unha-se à cruz, ele teria feito isso. Pois não foi que os soldados que o mataram, nem os gritos da multidão: era a sua devoção para nós.
Então, chame como quiser: um ato de graça. Um plano de redenção. sacrifício de um mártir. Mas o que você chamá-lo, não o chame de um acidente. Foi tudo menos isso.

* Mateus 16:21

3 comentários:

  1. Em minhas andanças pela blogosfera, buscando descobrir algo diferente por ali, fui detido pelo título desta brilhante postagem - reflexiva, esclarecedora e edificante.
    Compreendi, então, que conhecer este espaço virtual não foi obra do acaso; não foi um acidente.
    Veja que estou integrando o roll dos seguidores, deste excelente blog e, de verdade, minha inclusão não foi nada acidental.
    Comente no ALGUMA DÚVIDA, depois de enculcar os meus ditos e escritos.
    A paz
    Seu conservo em Crist

    ResponderExcluir
  2. [i]Interessante fiquei impressionada com o texto!! Muito bommm!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, deixei selinhos pra ti no blog, aguenta eles??

    Bjoo

    ResponderExcluir